Qual a posição certa para dormir?

24 de março de 2025
0 Comments

A postura mantida na cama pode afetar muito mais do que apenas o sono. Uma posição para dormir inadequada favorece dores nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia. Saiba mais.

Dormir bem não se trata apenas da quantidade de horas de sono. Muito mais que o tempo que passamos deitados, a maneira como dormimos, especificamente a posição que adotamos, pode interferir na qualidade do nosso descanso e ter implicações significativas para nossa saúde, especialmente para a coluna vertebral.

Por isso, é importante reavaliar nossos hábitos de sono para assegurar um descanso verdadeiramente reparador.

Direto ao assunto, a melhor posição para dormir é aquela que respeita a postura natural da coluna. Assim, a recomendação é dormir de lado, com a recomendação de dobrar ligeiramente as pernas, o que ajuda a manter um alinhamento mais natural da coluna.

Em resumo: a melhor posição para dormir é de lado, com a cabeça apoiada no travesseiro e outro travesseiro no meio das pernas, entre os joelhos.

Nesta posição, a coluna fica bem apoiada e em linha reta, evitando o aparecimento de dor nas costas e lesões na coluna. Além disso, a pressão é retirada das articulações, especialmente na região do pescoço, dos joelhos e tornozelos.

Dormir na posição correta ajuda também a controlar o ronco, diminuir o refluxo e favorece, até o combate às rugas.

Dormir de lado com as pernas totalmente esticadas pode causar tensão na parte inferior das costas e gerar problemas nas articulações de ombro, coluna, quadril e joelhos.

A segunda posição mais indicada é dormir de costas, com a recomendação dos especialistas em saúde para usar um travesseiro sob os joelhos, ajudando a promover um alinhamento da coluna mais saudável e aliviar a pressão na região lombar.

A posição com maior potencial de causar dores nas costas e problemas de saúde é dormir de bruços. Esta posição do corpo pode causar pressão adicional na coluna, forçando-a a uma posição não natural.

Ao adotar esta posição, a coluna sofre uma tensão desnecessária, especialmente quando a cabeça está virada para o lado, causando um desalinhamento ao longo do tempo, o que pode levar a dores persistentes e a problemas crônicos

Outro erro ao dormir de lado é ficar em posição fetal, com as pernas enroladas. Essa posição fetal apertada pode restringir a respiração profunda e exercer pressão adicional sobre a coluna e os quadris.

  1. Dormir de barriga para cima com um travesseiro alto pode acabar favorecendo a postura corcunda. Essa posição também favorece o ronco e a apneia do sono porque a língua desliza para trás e dificulta a passagem do ar pela garganta.
  2. Dormir de bruços – uma das piores posições para o pescoço, porque para que esta se torne uma posição confortável a pessoa precisa apoiar a cabeça nas costas das mãos, e vira o pescoço para o lado. Além disso essa posição retifica toda a coluna, não respeitando sua curvatura natural, o que geralmente causa dores de coluna.
  3. Dormir de lado – Esta é a melhor posição para proteger a coluna, mas para que realmente seja relaxante é bom colocar um travesseiro no pescoço e um outro fininho entre as pernas, com estes ajustes a coluna mantém sua curvatura natural e fica totalmente apoiada, não causando danos à coluna.

Além disso, quando se dorme para o lado esquerdo, os alimentos conseguem passar mais facilmente pelo intestino, o que favorece a digestão, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema imunológico.

Por fim, cada pessoa está habituada a dormir de um jeito e não é problemático tentar outras posições, desde que se sinta confortável.

Variar as posições durante a noite também é uma boa possibilidade de acordar mais descansado e sem dor na coluna ou no pescoço. No entanto, sempre que se sentir desconfortável deve mudar de posição, tendo o cuidado de manter a coluna bem apoiada durante toda a noite, ou pelo menos, na maior parte da madrugada.

Agora que já sabemos qual a melhor posição para dormir, que tal experimentar? Depois você conta como acordou: descansado ou com mais dores.