Quais os melhores exercícios para quem sofre com dores na coluna

13 de setembro de 2022
0 Comments

Engana-se quem pensa que quem tem dores na coluna deve passar longe de atividades físicas. Alguns exercícios podem até servir como aliados para reduzir as dores. Confira as atividades mais recomendadas para estes casos.

As dores na coluna afetam o rendimento de muitas pessoas no dia a dia, trazendo fadiga, indisposição e cansaço. Este é um problema que incomoda homens e mulheres, independente da idade, rotina diária ou ocupação profissional.

Graças ao esforço de profissionais de saúde, o mito de que a dor na coluna é uma impossibilidade para praticar atividades físicas, porque vai “machucar” ou piorar o problema com as costas, está sendo eliminado e as dúvidas vão sendo esclarecidas.

Hoje, a grande maioria das pessoas já sabem que a prática de exercícios físicos, se acompanhados por bom profissional da área da saúde, pode resolver os problemas na coluna. Cada vez mais se comprova na prática que as atividades físicas fortalecem a musculatura, alongam os músculos das costas e ajudam a dar sustentação ao corpo, diminuindo os riscos de lesões.

Isso acontece porque nossas colunas são projetadas para se movimentar, curvar e levantar, o que mantém nossos ossos e tecidos moles fortes e flexíveis. Movimentos e exercícios regulares ajudam a melhorar e restaurar a força, resistência e flexibilidade, e recuperar mais rapidamente de uma crise aguda de dor lombar.

Mas é bom saber que nem todos os esportes e atividades físicas são recomendados. O profissional de saúde, principalmente, o médico ortopedista, fisioterapeuta e profissional de educação física saberão elaborar um plano de atividades físicas que não agravem a condição clínica das estruturas da coluna e ajudem na prevenção, manutenção e recuperação da qualidade de vida e mobilidade de todo o conjunto musculoesquelético.

Alguns exercícios são os mais recomendados para quem sofre com dores nas costas, pois são aqueles em que há baixo impacto nas articulações e fortalecem os grupos musculares que ajudam na sustentação da boa postura e equilíbrio, tais como:

  • Musculação – Trabalha com a tonificação dos músculos, melhorando o seu condicionamento físico e fortalecimento. Além disso, previne lesões, proporciona o ganho de massa muscular, melhora a postura e rejuvenesce. Mas atenção: é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde para auxiliar no peso das cargas e intensidade dos exercícios.
  • Natação – É uma das modalidades mais completas, porque os movimentos envolvem grande parte dos músculos, melhorando a postura e a flexibilidade. Proporciona desde a perda calórica até o equilíbrio muscular e o relaxamento dos músculos, além de promover a circulação sanguínea. Os esportes aquáticos são ideais para quem possui alguma lesão, pois os músculos trabalham com maior resistência que os exercícios feitos fora da água, exigindo maior gasto de energia.
  • Hidroginástica – São exercícios feitos na água e reduzem o impacto das articulações dos pés, pernas, quadril e coluna contra o solo, pela presença do meio líquido. Se comparado com atividades físicas na terra, a água reduz até 80% do peso. A hidroginástica aprimora a postura e a coordenação motora, melhorando o condicionamento físico. Ela melhora o humor e a disposição, pois a água morna diminui a ansiedade e até mesmo o estresse.
  • Alongamentos – Fazem com que os músculos trabalhem ao contrário da sua contração: vai reduzir a tensão do movimento mantendo a flexibilidade. Previne as lesões porque alongam as fibras musculares, proporcionando mais agilidade e elasticidade. Além disso, aumentam a flexibilidade muscular para alcançar maior movimentação das articulações.
  • Exercícios como Pilates e Yoga – Trabalham com a respiração, o alongamento e relaxamento dos músculos proporcionando equilíbrio do tônus postural. Através do alinhamento corporal, todas as estruturas do corpo ficam bem posicionadas e funcionam em sua plenitude o que diminui o gasto energético do organismo. Além disso, exigem a integração do corpo com a mente.

Viu como a dor nas costas não é uma desculpa para não se movimentar! A atividade física ajuda a estabilizar o tronco, aliviar as dores e prevenir as lesões. O mais importante é escolher uma atividade que goste e que lhe dê prazer, mas que seja acompanhado por um profissional da área da saúde, para que ele possa orientá-lo e acompanhá-lo em sua evolução.