Quais médicos devo consultar periodicamente

28 de setembro de 2024
0 Comments

A maioria das pessoas acha que deve ir ao médico somente quando está doente. Outros preferem nem ir ao médico, com medo que ele ache alguma coisa. A verdade é que em cada idade existem alguns especialistas da medicina com as quais devemos nos consultar periodicamente. Saiba mais.

Com qual frequência você costuma ir ao médico? Será que foi ao menos uma vez no último ano? Pois saiba que existem pessoas, especialmente do sexo masculino, que passam 3, 4, 5 e até 10 anos sem realizar uma única consulta com um clínico.

Boa parte deste grupo considera melhor não procurar um médico se não estiver doente, ignorando as recomendações de manter pelo menos as consultas preventivas e até mesmo os hábitos saudáveis e autocuidados preconizados pelos profissionais de saúde.

Outros escolhem evitar as visitas às clínicas, hospitais e consultórios receosos de descobrirem alguma doença, preferindo continuar ignorando qualquer sintoma e resolvendo suas dores, incômodos e mal estar com automedicação ou ações paliativas.

O atendimento não deve ser feito apenas em caso de doença, com a finalidade de obter o diagnóstico e tratamento. A consulta também deve ter caráter preventivo, de ensinar bons hábitos de vida para prevenir doenças ou complicações.

Manter consultas periódicas com determinados especialistas é um tipo de autocuidado importante e que deve ser colocado em prática.

Em meio a uma rotina agitada, muitas vezes a saúde é deixada de lado. No entanto, muitas doenças, quando diagnosticadas no estágio inicial, possuem mais chances de cura e opções de tratamento.

Outro ponto a ser considerado é que algumas doenças são silenciosas, só apresentando sintomas quando estão avançadas.

É importante ter consciência sobre a importância de realizar check-ups médicos e exames de forma preventiva com certa frequência, em diferentes especialidades, isso em todas as fases da vida, já que essa é uma das formas fundamentais de autocuidado que podemos ter, entre diversas outras.

Isso não significa que devemos correr para os hospitais e clínicas ao menor sinal de dor de barriga, cólica, estado febril ou outra manifestação do nosso organismo.

O sentido destas consultas preventivas e agendar consultas com médicos especialistas ou clínicos gerais em intervalos que podem ser anual, bianual ou outro intervalo de tempo de acordo com as recomendações dos organismos ou profissionais de saúde.

Adotando esta prática é bem provável que suas visitas a médicos e hospitais fiquem bem mais espaçadas e suas condições de saúde tenham uma melhora bastante considerável. Ademais, uma doença quando diagnosticada em sua fase inicial tem maior probabilidade de tratamento e cura, evita períodos de internação hospitalar ou repouso domiciliar, potencializa a obtenção de resultados positivos, além de reduzir suas despesas com saúde e afastamento do trabalho, do lazer e das atividades sociais.     

De acordo com cada idade existem algumas especialidades médicas que devem ser consultadas e essa necessidade se altera em razão do seu histórico de saúde, familiar, atividade profissional e dos hábitos de vida.

Agora, vamos ver quais atendimentos você deve buscar! Lembre-se de que a periodicidade das idas pode variar, principalmente de acordo com a idade.

Clínico geral – Um dos grandes benefícios da consulta com o clínico geral é que ele pode acompanhar as doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, por exemplo. Ele pode orientar quanto aos famosos check-ups, ou seja, aqueles exames de rotina que indicam se está tudo bem. Pessoas em idade adulta é recomendável realizar a consulta uma vez ao ano.

Ginecologista – Atenção você mulher, não deixem de ir ao ginecologista! Este especialista orientará quanto à prevenção de gravidez e, principalmente, infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, presta assistência para qualquer problema relacionado ao sistema reprodutor feminino.

O médico ginecologista é o primeiro contato para a prevenção de dois tipos de câncer frequente em mulheres: de mama e de colo uterino. Como rotina preventiva, mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame Papanicolau, sendo recomendado a ida ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

Urologista – Infelizmente, as estatísticas mostram que nem sempre os homens são assíduos nas consultas médicas. Na verdade, 50% dos homens comparecem ao consultório com as doenças já em estado avançado.

Um excelente passo é procurar um urologista, ainda mais se o paciente tiver mais de 40 anos. Isso ajuda na detecção do câncer de próstata, uma doença que cresce a cada ano. A partir da primeira consulta, o especialista orientará sobre a presença de sinais, os fatores de risco e o melhor intervalo de acompanhamento.

Oftalmologista – Cada vez mais estamos cercados por telas e os olhos acabam sendo fortemente afetados pela constante exposição à luz azul. Ir ao oftalmologista é importante para, além da detecção precoce de inúmeras doenças e tratamento de doenças do globo ocular, manter a lente e o grau dos óculos atualizados, evitando que as vistas sejam forçadas com tanta intensidade.

As consultas com este especialista podem ser mais espaçadas ao longo dos anos, mas é recomendável agendar sempre que sentir dificuldades em enxergar ou incômodo nos olhos.

Cardiologista – O acompanhamento médico com cardiologistas, em especial quem enfrenta o tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes, ou houver indicação do clínico geral ou médico de família para uma investigação mais profunda do sistema cardiocirculatório.

Se houver antecedentes de casos de doenças de coração na família também é importante agendar uma consulta, para que qualquer anormalidade possa ser diagnosticada cedo e tratada sempre da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe da importância das consultas preventivas regulares, não precisa siar correndo para agendar.

Basta seguir um cronograma que pode começar nos exames médicos periódicos exigidos pela legislação trabalhista e, em caso de dúvida, você pode recorrer ao ambulatório e salas DANAMED das unidades Dana ou usar os canais de contato oferecidos pela DANAMED.