Pneumonia: cuidado! Ela pode matar.
O número de casos de pneumonia cresce no inverno, especialmente entre os idosos e as crianças. Entender o que causa a pneumonia é de grande importância para prevenir o desenvolvimento desse tipo de infecção, além de ajudar a determinar o tratamento o mais efetivo para promover a recuperação da pessoa doente.
A pneumonia é uma doença que provoca uma infecção nos pulmões, que pode ser causada por variados motivos e afeta pessoas de todas as idades.
Essa infecção acontece por conta da presença de algum componente estranho que penetra o sistema respiratório, chegando até o espaço alveolar, o que causa uma reação inflamatória intensa, que é a forma do organismo reagir para expulsar o elemento invasor.
Geralmente, o processo inflamatório tem como origem algum vírus ou bactéria, porém, outros agentes irritantes também podem ser ocasionar o problema, tais quais fungos e reações alérgicas.
Alguns tipos de bactérias e fungos presentes no ar, principalmente no inverno, podem causar a doença, sendo a mais comum a pneumonia bacteriana, cujo tratamento é a base de medicamentos, e em sua forma mais branda, que é a pneumonia viral pode ser curada de modo espontâneo.
Em geral, a doença se desenvolve por outros problemas de saúde, como garganta inflamada e gripe. Em pessoas com o sistema imunológico mais robusto e preparado, a pneumonia é facilmente controlada. Já em indivíduos debilitados ou com outras doenças pré-existentes, ela tende a se manifestar de modo mais agressivo.
Ela pode afetar qualquer pessoa, sendo que as crianças até 2 anos e os idosos, em geral pessoas acima de 65 anos, são os mais suscetíveis à doença.
Outras situações em que há risco de contrair a doença são:
- Hospitalização — principalmente em pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), principalmente as que fazem uso de ventilação mecânica;
- Portadores de Doenças crônicas — asma, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Fumantes — o cigarro prejudica as defesas naturais do corpo;
- Baixa imunidade — pacientes portadores de AIDS, transplantados e que estão sob a ação de quimioterapia.
Os sintomas que podem indicar um quadro de pneumonia são: febre alta (acima de 38°), tosse e falta de ar, secreção amarelada, dor no peito ao respirar, enjoo e vômito, diarreia e cansaço.
Como é feito o tratamento da pneumonia?
Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo.
Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático. Ou seja, os sintomas são tratados até que o corpo do paciente esteja fortalecido para combater o vírus. O tratamento é feito em casa, podendo haver internação, caso não haja resposta positiva do organismo.
Para prevenir a doença, os pneumologistas recomendam que as pessoas mantenham a higiene das mãos, não fumem, cuidem do sistema imunológico, mantenham uma alimentação saudável e equilibrada, durmam bem e pratiquem exercícios físicos regularmente.
Outros cuidados são: evitar locais com aglomeração em ambientes fechados, manter os ambientes bem ventilados e roupas de cama arejadas e limpas (evita o acúmulo de fungos e bactérias) e trate com atenção de resfriados e gripes.
A pneumonia é uma doença que, se tratada logo no início, evita complicações graves. Fique atento aos sintomas e, se a doença for diagnosticada, faça o tratamento recomendado pelo médico, seguindo todas as orientações. Lembre-se: é importante cuidar da saúde para viver bem todos os dias! E, se precisar de ajuda, conte com os profissionais e serviços DANAMED.