Oito jogos mentais para divertir e treinar seu cérebro
Existem diversos exercícios que funcionam como ginástica para o cérebro, e um dos mais divertidos são os jogos. Eles ajudam a pensar estrategicamente e planejar ações, ajudando a estimular o cérebro e fazer com que ele se esforce em diferentes situações, melhorando a sua capacidade de foco, raciocínio e memória.
Se engana quem pensa que apenas o nosso corpo necessita de exercícios regulares para o bom funcionamento. O nosso cérebro também precisa se manter ativo e em constante atividade para conservar suas habilidades cognitivas por mais tempo.
Diferente dos nossos músculos e articulações, ele não necessita realizar esforços e se sentir cansado para se exercitar, muito pelo contrário. Ele precisa exercitar suas habilidades de raciocínio, observação, dedução e outras qualidades inerentes ao que se espera de seu bom desempenho, além de ser uma atividade divertida e prazerosa.
Afinal, ele é responsável pela nossa capacidade de pensamento, linguagem, movimento voluntário, assim como aprender e memorizar as informações que recebemos diariamente.
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, instituição de ensino superior privada e sem fins lucrativos, nos Estados Unidos, responsável por descobertas notáveis na ciência, além de registrar 36 ganhadores do prêmio Nobel entre seus estudantes e professores, é possível treinar o nosso cérebro tanto quanto as outras partes do corpo.
A prática não o tornaria mais “inteligente”, mas capaz de melhorar o desempenho exigido para se destacar na escola ou trabalho, por exemplo.
Entre os diversos exercícios que funcionam como ginástica para o cérebro estão os jogos, sejam eles digitais, de cartas, mesa ou tabuleiro e os passatempos de raciocínio lógico e conhecimentos, como as palavras cruzadas, jogos de sete erros, numerox, Sudoku e outros.
Pensar estrategicamente, realizar jogadas inesperadas ou estimular seus conhecimentos são formas de estimular o cérebro e fazer com que ele se esforce em diferentes situações, melhorando a sua capacidade de foco, raciocínio e memória.
Os benefícios também estão associados à habilidade de criar soluções e tomar decisões rapidamente. Confira abaixo uma lista de oito jogos que vão te ajudar a exercitar a sua mente:
- Jogo da memória – Esse é um jogo clássico para treinar a memória e atenção. O jogo da memória pode ser jogado com cartas ou papéis, que são distribuídos aleatoriamente, virados de cabeça para baixo sobre a mesa. A tarefa de cada jogador é localizar os pares e conquistar o maior número de cartas ou figuras. Se as peças escolhidas não formarem o par é a vez de passar a rodada para o próximo jogador.
- Xadrez – É considerado um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em escolas, clubes e campeonatos. O jogo fortalece a capacidade de concentração e estratégia, além de estimular a memória, o raciocínio e o processo de tomada de decisões.
- Quebra-cabeça – Montar um quebra-cabeça ajuda a reforçar as conexões cerebrais e incentiva a formação de novas conexões. O desafio estimula tanto o lado esquerdo do cérebro, utilizando a lógica, quanto o lado direito, com a imaginação criativa e visão artística.
- Imagem e ação ou Mímica– Além de ser uma ótima opção de lazer e diversão em família ou entre amigos, também estimula a criatividade, uma vez que força o cérebro a desenvolver boas estratégias na busca da mímica perfeita para determinada palavra.
- Palavras cruzadas – É um ótimo exercício para melhorar o raciocínio. Vale ressaltar que quanto mais informações o cérebro recebe, mais sedento por conhecimentos ele fica. Além disso, estudos comprovam que estimular a memória à medida que o tempo passa pode beneficiar o funcionamento do cérebro e conhecimento é a única coisa que não ocupa espaço quanto mais se adquire.
- Sudoku – É um dos jogos mais populares que existe. O objetivo do jogo é preencher uma grade de 9×9 com números de tal forma que cada coluna, fila e seção de três lacunas horizontais e verticais contenham todos os dígitos entre 1 e 9. O Sudoku é um ótimo jogo de lógica, que se praticado diariamente, pode trazer melhorias na sua concentração.
- Jogo de Blocos de Madeira – Exige raciocínio lógico e atenção. É um jogo onde a tarefa é encaixar os diferentes blocos em um tabuleiro 10×10, preenchendo as colunas ou fileiras a fim de eliminá-las. Vence o jogador que eliminar o máximo de fileiras e colunas até que não haja mais espaço para novos blocos. Além da versão em material físico, já existe o Jogo de Blocos de Madeira em versão eletrônica com opções para dispositivos Android, iPhone (iOS) e PC (Windows).
- Dominó – Esse é um jogo em que pessoas de qualquer idade podem participar. O jogo consiste em 28 peças com números nas duas extremidades e nelas aparecem todas as combinações possíveis dos números de 0 a 6, dois a dois, inclusive com repetição. Cada número aparece 8 vezes. Cada jogador em sua vez, coloca uma peça na mesa e o seguinte só pode colocar a próxima peça com o mesmo número que aparece nas extremidades. Vence o jogador que colocar todas as peças em sua mão na trilha que vai sendo formada antes que os demais. O jogo de dominó ajuda a desenvolver raciocínio (especialmente da matemática), estratégia, imaginação e observação.
Agora que você conhece algumas das diversas opções de jogos que ajudam a desenvolver as habilidades cognitivas de concentração, memória, linguagem e raciocínio, basta escolher aquela que considera mais interessante e praticar no seu dia a dia – você perceberá que o seu cérebro ficará cada vez mais ativo.
E ainda tem a vantagem de que não precisará adquirir um novo chapéu, pois, ao contrário dos exercícios físicos, onde as pessoas emagrecem ou os músculos aumentam de tamanho, a cabeça não aumenta ou diminui.
Já os conhecimentos e memória…