Muito prazer, eu sou seu fígado

24 de março de 2025
0 Comments

Segundo maior órgão do corpo, o fígado realiza mais de 200 funções e é vital para que tenhamos boas condições de saúde, liberando substâncias que são indispensáveis na circulação e para o sistema linfático. Conheça melhor o seu fígado e cuide bem dele.

Em geral, a gente só lembra dele após comer ou beber em demasia e sentir aquele mal estar no dia seguinte, a famosa ressaca. Mas o fígado é um “bravo guerreiro” e entra em ação mesmo nessas situações para recuperar sua saúde e colocar as coisas nos eixos novamente.

Órgão vital do corpo humano, o fígado é a maior glândula do corpo humano e, surpresa, apesar de todos os abusos que você comete, ele tem uma grande capacidade de se regenerar, pois é composto por milhões de células que conseguem se recompor após sofrerem alguma lesão.

O nosso fígado é multitarefa, pois atua na digestão, produzindo a bile que ajuda a emulsificar as gorduras; atua na desintoxicação do nosso organismo, eliminando as toxinas e microrganismos prejudiciais do sangue; além de armazenar vitaminas, ferro, glicose e outras substâncias, ajudar na metabolização de proteínas, lipídios e glicose e na regulação da coagulação sanguínea e do volume sanguíneo.

Um fígado saudável consegue controlar a presença dos aminoácidos na corrente sanguínea, convertendo-os em glicose e ureia, substâncias necessárias para a energia, e ainda, auxilia na boa digestão, processa os glóbulos vermelhos, gera calor e, durante a gravidez, é o responsável por formar o sangue do embrião.

Apesar de todas estas tarefas, o fígado não possui superpoderes e necessita de cuidados e manutenção de hábitos saudáveis para continuar desempenhando todas estas funções.

Os hábitos têm forte influência na condição de saúde do fígado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, por exemplo, cerca de 20% da população brasileira tem gordura no fígado, chamada cientificamente de esteatose hepática. A principal causa desse problema é a má alimentação e o consumo frequente de bebidas alcoólicas.

O problema que mais causa problemas ao fígado é o desenvolvimento da cirrose hepática, uma doença crônica que que danifica o fígado, substituindo o tecido saudável por tecido cicatricial, impedindo-o de funcionar corretamente. Suas causas são variadas, e pode ser consequência do consumo excessivo de álcool, doenças autoimunes do fígado e hepatites virais (B e C).

A cirrose pode provocar diferentes sintomas, como inchaço nas pernas, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza, acúmulo de líquidos na região do abdome (ascite), pele e mucosas amareladas (icterícia), câimbras, tremores, e confusão mental.

Para preservar a saúde do fígado basta adotar rotinas e hábitos bastante simples, tais como:

  • Comece com o consumo de bastante água. Tomar água é fundamental para manter o funcionamento correto do corpo inteiro. Antes de sentir sede, acostume-se a tomar água com frequência e tome pelo menos dois litros por dia.
  • Evite consumir gordura e carboidratos em excesso. É no fígado que os nutrientes são metabolizados e quebrados em partículas menores para, então, seguirem para as demais partes do corpo.  Quando você exagera no consumo de comidas gordurosas ou ultraprocessadas, o seu fígado pode não dar conta de metabolizar todas as substâncias e reter toxinas. Se essa situação se repete com frequência, o acúmulo pode afetar o bom funcionamento do fígado e, até mesmo, levar à falência do órgão.
  • Evite consumir álcool. Moderação é a regra se você quiser ter um fígado saudável. O consumo excessivo de álcool pode levar ao desenvolvimento da cirrose hepática, por exemplo (veja acima).
  • Faça atividades físicas regularmente. Praticar atividade física regularmente promove a redução da gordura visceral, que fica armazenada em volta dos órgãos e representa um grave risco para a saúde. Corrida, caminhada, dança, natação, pedalar, todas essas são atividades que exercitam nosso organismo e vão colaborar não apenas para um fígado saudável, mas também para a sua qualidade de vida como um todo. 
  • Tenha uma alimentação equilibrada. Evite alimentos ultraprocessados, ricos em sal e gordura e priorize legumes e verduras.
  • Evite a automedicação. Não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Embora algumas substâncias pareçam inofensivas, a verdade é que elas podem apresentar dificuldades na metabolização, o que faz com que permaneçam por mais tempo circulando no organismo.

Nossa saúde é um espelho dos nossos hábitos. Por isso, invista em um estilo de vida mais equilibrado. Seu fígado agradece.