FAQ - Dúvidas Frequentes
Lembramos que esse conteúdo também pode ser encontrado no APP DANAMED para celular, na área de Manuais e Documentos.
O BENEFÍCIO DANAMED
É um benefício de saúde na modalidade de autogestão. A DANA é a mantenedora e gerenciadora do benefício. Diferente de planos de saúde de mercado que visam lucro, este é um benefício da própria Dana exclusivo para os seus funcionários e dependentes. Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção, acolhimento, cuidado e educação para a saúde.
Os funcionários da DANA, das unidades de Gravataí, Jundiaí e Campinas, serão incluídos no momento de sua admissão na empresa.
OS BENEFICIÁRIOS
Os beneficiários da DANAMED são todos os funcionários da DANA, das unidades de Gravataí, Jundiaí e Campinas, e seus dependentes legais comprovados: Cônjuges e companheiros(as); filhos, enteados e/ou tutelados até 21 anos (até 24 anos se cursando ensino superior). Neste último caso existem outros critérios para a manutenção no benefício que você verificar junto ao RH da sua Unidade.
Nos casos de casamento, união estável, nascimento, adoção ou tutela, procure o RH da sua unidade para realizar a inclusão. É necessário incluir os dependentes em até 30 dias, para evitar a aplicação carências. Indispensável a apresentação do número do CNS – Cartão Nacional de Saúde (a carteirinha do SUS). Nosso pessoal de RH ou do DANAMED dentro das unidades pode lhe informar como conseguir esta numeração.
É muito importante que você mantenha o seu cadastro de endereço e telefones de contato atualizados para que a equipe da DANAMED possa fazer contato em caso de necessidade para auxilia-lo. A atualização é feita no RH da sua unidade. Ali irão lhe informar se é necessária a apresentação de algum documento.
COBERTURA GEOGRÁFICA
A cobertura geográfica é regional segundo registro da DANAMED na Agência Nacional de Saúde. A rede credenciada está localizada em Porto Alegre e região metropolitana, em Jundiaí e região e em Campinas e região, próximo à maior concentração de famílias e de acordo com a disponibilidade de locais de atendimento que atendam aos critérios técnicos e de qualidade estabelecidos pela empresa e que atendam as normas e legislação de saúde do município.
E se eu estiver fora da área de cobertura como devo proceder?
Caso você esteja em viagem e aconteça algum infortúnio que obrigue ao atendimento de urgência, você pode buscar atendimento nas estruturas locais e depois buscar reembolso junto a DANA para o atendimento realizado. Os documentos serão avaliados e o cálculo do reembolso se baseia nos valores que a DANA pratica com os seus fornecedores de saúde credenciados na sua região.
COBERTURA ASSISTENCIAL
Realização de consultas médicas nas especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, realização de exames complementares, atendimento odontológico (Somente para Região SUL) e internações hospitalares. Fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, atendimento de nutrição e psicologia também são cobertos. Informe-se se há alguma diretriz de utilização para cobertura destes últimos itens. As coberturas são para itens incluídos no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Não há cobertura para procedimentos estéticos. Em alguns procedimentos solicitados onde haja dúvida da indicação, a DANAMED poderá solicitar avaliação por uma segunda opinião médica ou da consulta de um perito médico assistente.
A colocação de prótese mamária de silicone é enquadrada como procedimento estético, portanto, não tem cobertura pela DANAMED. A única situação em que a prótese tem cobertura é na reconstrução mamária após cirurgia para câncer de mama.
Você pode ligar para a Central de Atendimento da DANAMED, pelo telefone 4000-1698, na sala DANAMED em Jundiaí, ou informar-se no ambulatório da unidade de Gravataí. Em alguns casos de maior complexidade que exija uma consulta ou avaliação técnica, poderá ser registrada a sua dúvida e o retorno será dado o mais breve possível.
Se o seu plano oferece internação em quarto coletivo/semi-privativo, e você optar em pagar a diferença de valores para o hospital para internar em quarto privativo, a equipe médica está autorizada por lei a realizar a cobrança de honorários médicos diferenciados. O hospital também poderá cobrar taxas diferenciadas. Informe-se no próprio hospital como funciona esta prática. A DANAMED não interferirá nesta negociação quando isto ocorrer, e não irá reembolsar as despesas originadas desta diferença de classe.
Se ficar internado, você terá direito à cobertura de despesas de diária de um acompanhante no local da internação se for menor de 18 anos ou com idade igual ou superior a 60 anos. Portadores de necessidades especiais também têm esse direito, se o médico assistente recomendar. São exceções os casos de CTI – nesse ambiente, não é possível contar com acompanhante. A cobertura para acompanhante também é disponível para os casos de Partos.
De acordo com a resolução normativa nº 162, anexo II da ANSE, tanto a vasectomia como a ligadura tubaria tem cobertura obrigatória em casos de:
• Homens e mulheres com capacidade civil plena;
• Maiores de vinte e cinco anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos;
• Observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico para os devidos aconselhamentos e informações;
• Em caso de risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos;
• Apresentação de documento escrito e firmado, com a expressa manifestação da vontade da pessoa, após receber informações a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes;
• Em caso de casais, tanto a vasectomia, quanto a laqueadura dependem do consentimento expresso de ambos os cônjuges expresso em documento escrito e firmado;
• Toda esterilização cirúrgica será objeto de notificação compulsória à direção do SUS - Sistema Único de Saúde.
Após cumpridos os 60 dias, o benefício tem até 10 dias para liberar o procedimento.
• Em mulheres durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores;
• A esterilização cirúrgica em mulher através de cesárea indicada para fim exclusivo de esterilização;
• Não será considerada a manifestação de vontade expressa, para fins de esterilização cirúrgica (vasectomia e laqueadura) durante a ocorrência de alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente. A esterilização cirúrgica em pessoas absolutamente incapazes somente poderá ocorrer mediante autorização judicial, regulamentada na forma da Lei.
IDENTIFICAÇÃO PARA ATENDIMENTO (CARTEIRINHAS)
Sim. Você irá receber um cartão de identificação personalizado da DANAMED, que deverá ser apresentado nos locais de atendimento, junto com o RG ou outro documento legal com foto.
Sim. No APP DANAMED para smartphones, que você pode baixar nas lojas Apple Store (iOS) e Google Play (Android) existe uma versão virtual do cartão que pode ser utilizada nos locais de atendimento, junto com o RG ou outro documento legal com foto. Além disso, no portal DANAMED (www.danamed.com.br), na área restrita do beneficiário também existe uma versão virtual do cartão que poderá ser impressa como alternativa em caso de extravio do cartão físico.
No momento da sua inclusão no cadastro da empresa, automaticamente é solicitado o cartão de identificação. O prazo para a entrega é de até 15 dias úteis. O cartão de identificação pode ser retirado no SAM (ambulatório de Gravataí), sala da DANAMED em Jundiaí e ambulatório de Campinas.
Por tratar-se de documento fornecido pela empresa, este fato deve ser imediatamente comunicado ao RH da empresa (com o respectivo registro de ocorrência).
Dirija-se ao ambulatório em Gravataí, sala da DANAMED em Jundiaí ou RH em Campinas e justifique a necessidade. O novo cartão será solicitado e poderá ser retirado em até 15 dias úteis. Nesse intervalo de tempo, você poderá ser atendido com o cartão virtual do APP DANAMED, ou excepcionalmente, apenas com documento de identidade e fornecimento do seu número de identificação no benefício, ou pode imprimir uma segunda via temporária através do acesso à área restrita do portal DANAMED ( www.danamed.com.br).
Não, pois isso é considerado uma fraude. A DANAMED é de uso exclusivo dos funcionários da DANA e seus dependentes. Este tipo de atitude se caracteriza como uma falta grave contra o sistema de saúde da empresa e o profissional ou clínica que aceita este tipo de atendimento está sujeito a descredenciamento imediato.
Para os beneficiários do RS, os titulares devem entrar em contato pelo telefone 4000-1698 e reportar o erro, para que uma nova carteirinha seja providenciada. Para os beneficiários das unidades de SP, além do contato pelo telefone 4000-1698, os titulares podem acionar a equipe na sala DANAMED na unidade de Jundiaí.
UTILIZAÇÃO DA DANAMED
Com o cartão de identificação é possível consultar e fazer exames nos locais e profissionais credenciados. Estes locais e profissionais podem ser pesquisados na Rede Credenciada publicada na área aberta do portal DANAMED na internet ( www.danamed.com.br) ou no APP DANAMED no celular. Em caso de dúvidas consulte a Central de Atendimento através do telefone 4000-1698.
Apresentar o cartão do beneficiário (carteirinha) e um documento de identidade com foto no momento do atendimento.
Alguns exames complementares de alta complexidade necessitam de autorização previa, baseada em critérios técnicos. Informe-se ao realizar o agendamento junto ao prestador de serviço sobre essa necessidade, para que não ocorram atrasos no momento do exame.
Não é necessário. O prestador, nos casos de urgência e emergência, está autorizado contratualmente a realizar o atendimento sem a necessidade de solicitar autorização. As autorizações serão encaminhadas posteriormente.
Não é necessária. O prestador está autorizado a realizar a internação e os procedimentos necessários para tratamento do paciente, e tem um prazo de 48 horas úteis para encaminhar a documentação necessária para o benefício.
Não. A cobertura para remoção por ambulância existe apenas para o transporte entre hospitais.
Não. A cobertura para remoção por ambulância existe apenas para o transporte entre hospitais.
Não há limites de cobertura para consultas médicas e fisioterápicas, exames e número de dias em internações, mesmo em leitos de alta tecnologia (UTI/CTI). As exceções são somente para sessões de psicoterapia, terapia ocupacional, consultas com nutricionistas e fonoaudiólogos, que podem ser limitadas ao mínimo estabelecido pela ANS.
ACESSO A REDE CREDENCIADA – DÚVIDAS E PROBLEMAS
Consulte a Rede Credenciada publicada na área aberta do portal DANAMED ( www.danamed.com.br) ou no APP DANAMED no celular. Em caso de dúvidas consulte a Central de Atendimento através do telefone 4000-1698.
Não. Como são muitos prestadores, a Central de Atendimento não informa o horário de funcionamento dos mesmos. Ela pode fornecer os telefones dos prestadores, mas são os beneficiários que entram em contato com os prestadores credenciados que escolherem para o atendimento.
A DANA realiza revisão periódica da Rede Credenciada. Mesmo assim não há como garantir que um médico ou serviço de saúde se mantenha sempre disponível e atenda pela DANAMED. Situações como alterações do local de atendimento do profissional para uma clínica não credenciada ou mudança de interesse do profissional em atender a planos de saúde, incluindo o benefício da DANA, são motivos frequentes para que isto ocorra. Comunique imediatamente esta situação à Central de Atendimento da DANAMED para que se verifique o ocorrido e se possa disponibilizar ou indicar outro profissional, além de atualizar a Rede Credenciada no portal e APP.
Comunique o ocorrido imediatamente a Central de Atendimento do DANAMED. Isto poderá ocorrer em casos de alteração do local de atendimento do profissional ou desistência do credenciamento. Como não há uma prática comum dos profissionais em comunicarem estas alterações, poderá ocorrer em algumas situações este tipo de inconveniente.
Comunique o ocorrido imediatamente a Central de Atendimento do DANAMED. Isto poderá ocorrer em casos de alteração do local de atendimento do profissional ou desistência do credenciamento. Como não há uma prática comum dos profissionais em comunicarem estas alterações, poderá ocorrer em algumas situações este tipo de inconveniente.
Verifique outras alternativas na Rede Credenciada publicada na área aberta do portal DANAMED ( www.danamed.com.br) ou no APP DANAMED no celular. Em caso de dúvidas consulte a Central de Atendimento através do telefone 4000-1698.
Mantenha esse agendamento. Entre em contato com o Prestador, confirmando o agendamento, mas informando que vai apenas trocar a operadora para DANAMED. Caso ocorra algum problema com esse agendamento entre em contato com a Central de Atendimento através do telefone 4000-1698.
COPARTICIPAÇÃO
Sim, e a empresa definiu regras de coparticipação para consultas e exames complementares, inclusive os realizados nas urgências, emergências e pronto-atendimentos. Para maiores informações sobre as regras e tetos de descontos entre em contato com nossa Central de Atendimento ou com o RH de sua unidade. O desconto referente a esses valores é feito na folha de pagamento do empregado (titular).
O desconto aparecerá no seu contracheque após a DANA realizar o pagamento dos profissionais da saúde, o que pode ocorrer em até 120 dias ou mais após o efetivo atendimento.
Você pode verificar o Extrato de utilização das despesas médicas e coparticipação na área restrita do portal DANAMED ( www.danamed.com.br), no APP DANAMED no celular, no sistema interno da DANA-Titanium (a partir de Dez/20 para Jundiaí e Campinas e a partir Jan/2021 para Gravataí), ou ainda buscar a informação junto ao setor de RH.
Lembre-se que você é parte importante na regulação do sistema de saúde como um todo e sua participação é fundamental na busca de melhorias para todos os seus colegas e suas famílias. Comunique qualquer irregularidade percebida. Ofereça sugestões construtivas. E faça o uso consciente de seu benefício.