Dezembro: verão e sexo sem proteção não dá!
Duas cores se destacam neste mês: o vermelho e o laranja, representando, respectivamente, a luta contra o HIV/AIDS e a conscientização sobre o câncer de pele. Dois problemas que podem ser evitados com apenas um cuidado: proteção.
Campanha Dezembro Vermelho e Laranja ressalta a importância das pessoas se protegerem contra dois problemas de saúde que são combatidos com a mesma palavra “proteção”.
O Dezembro Vermelho chama a atenção para conscientizar a população sobre a importância de combater a Aids, doença causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções e que pode ser transmitida pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados, além de marcar um período de grande mobilização nacional na luta contra outras ISTs Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Neste mesmo período, também tem início o Dezembro Laranja, com foco no combate ao câncer de pele, especialmente o melanoma, tumor de maior incidência no Brasil.
HIV/Aids – O Brasil é referência mundial no tratamento de pessoas contaminadas pelo HIV e hoje cerca de 920 mil brasileiros são portadores do vírus, com 77% destes atendidos pelos organismos de saúde em tratamento com coquetéis antirretroviral, sendo que 94% dos que seguem o tratamento já não transmitem o HIV, por terem atingido a carga viral indetectável.
Embora ainda não exista cura definitiva para a AIDS, se diagnosticado no começo e com os regimes antirretrovirais é possível retardar, significativamente, o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.
Até o momento, a única forma de evitar a contaminação são os cuidados e proteção, tais como o uso de preservativos e práticas sexuais seguras. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga e caso a contaminação evolua para a Aids, os sintomas se agravam e pode ocorrer perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.
Câncer de pele – Em um país tropical como o Brasil, onde a exposição ao sol é intensa, a conscientização sobre os riscos e cuidados com a pele torna-se crucial. O Dezembro Laranja destaca e reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele.
A nossa pele é maior órgão do corpo humano e a principal barreira física contra o meio externo. Entretanto, a longa exposição aos raios solares e a falta de cuidados e proteção podem danificar essa barreira e hoje o câncer da pele responde por 1/3 de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.
A doença é causada por crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e são provocadas principalmente por exposição excessiva aos raios ultravioletas. Os tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis pela maior parte dos novos casos da doença por ano. Já o melanoma, apesar de ser mais raro, é o tipo mais agressivo e deve ser tratado o mais precocemente possível pois pode levar à morte.
A melhor forma de prevenir o câncer de pele é proteger e observar a pele diariamente. Presença de lesões com alteração de cor e textura deve ser acompanhadas por um profissional especialista na área. No aspecto de proteção é recomendável usar roupas que protejam a pele e buscar a exposição ao sol em horários adequados, além do uso constante de protetor solar, hábitos imprescindíveis para uma pele saudável.
Neste mês reforçamos esses hábitos com a campanha Dezembro Laranja, mas o uso de protetor solar, exames dermatológicos regulares e a adoção de hábitos saudáveis são fundamentais para preservar a saúde da pele o ano inteiro.
Ambas as campanhas compartilham uma mensagem comum: a proteção e a conscientização são fundamentais para preservar a saúde e promover uma sociedade mais solidária.
Neste Dezembro (Vermelho e Laranja), vamos unir esforços para disseminar informações, apoiar aqueles que enfrentam desafios de saúde e criar um ambiente onde a saúde seja uma prioridade para todos.
Junte-se a nós e vamos promover a solidariedade e o cuidado com a saúde de todos!