Bebidas alcoólicas aquecem o corpo. Mito ou verdade?

29 de agosto de 2024
0 Comments

“Vamos tomar uma para esquentar”. Quantas vezes você ouviu esse convite? Mas é verdade que ingerir bebidas alcoólicas ajudam a espantar o frio? Confira.

Nesta época em que as temperaturas caem bastante ao anoitecer, muita gente aproveita a desculpa para justificar o consumo de bebidas alcoólicas: “ah, ajuda a esquentar”. Mas será que isso é verdade?

Pois antes que você tome o primeiro gole para começar o debate já vamos avisando: isso é balela, não passa de um mito e a sensação de aquecimento nada mais é que o seu organismo acelerando o metabolismo e provocando uma vasodilatação provocada pela perda de calor pela epiderme, a camada mais superficial da nossa pele. 

Ao consumir álcool, a pessoa sente que o corpo fica mais quente, porque há um processo de vasodilatação e o calor é levado à pele e às extremidades. Mas isso só dura algum tempo. A bebida alcoólica também acelera o metabolismo, aumenta a pressão arterial, fazendo a pessoa suar mais e perder os sais minerais.

Além disso, usar o álcool para se aquecer não é uma ideia saudável, uma vez que a substância tem consequências para a saúde, ainda mais em doses elevadas.

Quanto mais etanol no corpo, mais o fígado trabalha, já que o órgão é responsável pelo metabolismo do organismo. Com isso, as outras funções ficam prejudicadas porque o fígado desvia para essa urgência, processar e eliminar o excesso de álcool no organismo, prejudicando as outras tarefas do órgão, como quebrar as gorduras da sua alimentação e eliminar as toxinas. Quando você bebe álcool, acaba adicionando mais uma tarefa na função do fígado: trabalhar para expelir o álcool.

Outro fator importante causado pelo álcool é a sobrecarga imposta ao rim. O etanol atrapalha a função do hormônio diurético, que garante que o corpo não perca muita água, fazendo com que o rim deixe de concentrar a urina, perdendo mais água que o habitual.

Como a bebida leva o corpo a fazer um esforço muito grande para colocar a substância para fora, é preciso diluir em água e eliminar na forma de urina, causando a desidratação.

A falsa sensação de aquecimento do corpo pode levar uma pessoa em estado de embriaguez a se expor ao frio intenso e sofrer problemas ainda mais graves. É bastante comum encontrar pessoas que, crendo que o álcool aquecerá seu organismo, dormem ao relento e falecem por hipotermia.

Só para ficar claro: ingerir bebidas alcoólicas, destiladas ou não, não aquece o corpo de ninguém. Ao contrário do que se pensa, o álcool é um vaso dilatador da pele, que, exposta ao frio, acelera a perda do calor e reduz ainda mais a temperatura geral. Portanto, bebidas alcoólicas não aquecem o corpo.

Se realmente quiser se aquecer dê preferência à ingestão de líquidos aquecidos, como chá, chocolate e leite, é que realmente esquenta o corpo. Outra recomendação dos profissionais de saúde é beber bastante líquido no inverno. Embora com o frio aparentemente a pessoa transpira menos, o ar pode estar mais seco e será necessária reposição hídrica constante. Assim, beber água e outros líquidos é fundamental. A dica, portanto, é beber com moderação e não fazer disso um hábito frequente e rotineiro. Existem formas mais saudáveis e prazerosas de se esquentar. Basta você descobrir a que mais lhe agrada e pode até incluir uma bebidinha, desde que seja com bom senso e em boa companhia. Saúde!