O que é um hobby e quais os benefícios para saúde?
Ter um hobby e praticá-lo com frequência pode ter reflexos positivos nas mais diversas áreas da vida. Ao separarmos um tempo para fazer algo que nos faz feliz, fica mais fácil nos desconectarmos tanto de problemas profissionais quanto de questões pessoais, o que ajuda a aliviar o estresse. Confira e escolha o seu!
Seu dia é bem corrido, não é? Frequentar a escola ou levar filhos para escola, reuniões no trabalho, compromissos familiares, religiosos ou profissionais, tudo isso são tarefas com as quais convivemos. Ter tempo para fazer o que realmente gostamos nem sempre é uma realidade.
Mas saiba que você não está sozinho nesse turbilhão cotidiano. Não importa se está iniciando a vida adulta, equilibrando estudos e estágios, tem tarefas domésticas, como cuidar das crianças e da casa, está em um momento mais avançado da carreira ou tem uma família para sustentar, essa sensação de que não sobra muito tempo para nada além das tarefas diárias é bastante comum.
No entanto, dispor de um momento para nós mesmos, para exercermos uma atividade que nos faz bem, além de ser importante para cuidar da saúde mental, também é uma forma de ajudar a nossa mente a lidar com os desafios do cotidiano.
Ter um hobby e praticá-lo com frequência pode ter reflexos positivos nas mais diversas áreas da vida, interferindo positivamente na nossa saúde, qualidade de vida e bem estar.
Hobby é uma palavra que vem da língua inglesa e significa “uma atividade realizada regularmente nas horas de lazer”.
Trazendo para a nossa realidade, seria algo como “passatempo”. Ou seja, um hobby é uma atividade praticada no tempo livre por puro e simples prazer. O objetivo é justamente encontrar satisfação e momentos de alegria, tornando a vida cotidiana um pouco mais leve.
Um hobby pode ser um esporte, como corridas ou caminhadas, vôlei, futebol, tênis, entre outros. Também são populares hobbies como fotografar, cozinhar, fazer tricô ou praticar yoga. E existem aqueles que preferem hobbies relacionados à arte, como ler, dançar, pintar, tocar algum instrumento ou ir ao cinema.
Independentemente da atividade, o importante é que ela seja prazerosa. Afinal, esse é um dos principais elementos que garantem os benefícios de cultivar uma prática desse tipo.
Se, por exemplo, você passa o dia no computador ou em outra tipo de máquina trabalhando, um hobby que envolva uma atividade ao ar livre ou uma prática artesanal pode ajudá-lo a relaxar e tirar algumas horas longe das telas e painéis de comando.
Sem falar no impacto que hobbies podem ter em nossa saúde física, como é o caso quando praticamos esportes com regularidade.
Em outras palavras, hobbies têm tudo a ver com saúde e bem-estar. Um hobby pode funcionar como:
1. Válvula de escape para um cotidiano atarefado. Seja para tirar a mente do trabalho, dar uma pausa nas tarefas domésticas ou relaxar em meio a compromissos sociais e familiares.
2. Remédio sem efeitos colaterais contra o estresse – Como são atividades que dão prazer, nosso metabolismo libera neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, importantes no combate ao cortisol, o hormônio do estresse.
3. Melhorar sua autoestima e motivação – Quando não encontramos tempo para cuidar de nós mesmos, é normal que por vezes acordemos desmotivados e sentindo “pra baixo”. Ao dedicar um tempo para fazer algo que te dá prazer, você pode recuperar a sua motivação, sentir-se mais confiante e ter mais disposição para enfrentar o lado mais duro do cotidiano.
4. Criatividade e conhecimento – Realizar atividades que nos tirem da rotina também é uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento e exercitar a criatividade.
5. Melhora desempenho profissional – Ter um hobby ajuda a reduzir os níveis de estresse, já que nos possibilita tirar o foco de algumas obrigações do dia a dia e desfrutar de um momento de prazer. Isso por si só já pode ajudar na rotina de trabalho e melhora a nossa capacidade de resolver problemas.
Agora que você já sabe sobre as inúmeras vantagens que um hobby pode proporcionar, que tal começar a pensar no seu? O leque de opções é enorme e nada melhor do que experimentar e ver o que faz mais sentido para você!
Para isso, você pode se fazer algumas perguntas sobre o que gostaria de fazer, explorar seus talentos, resgatar interesses que tinha quando era criança ou mesmo pensar no que você está buscando nesse novo hobby.
E lembre-se: o mais importante é que o seu hobby lhe dê prazer e traga leveza para a sua vida, no seu tempo e do seu jeito!
Se perceber que o hobby escolhido não deu muito certo: fique à vontade para experimentar outras atividades que combinem mais com você.