A importância do autocuidado
O que é o autocuidado? Veja como adotar pequenas rotinas de bem estar e prevenção que ajudam a ter uma vida mais saudável e feliz.
Você cuida bem de você mesmo? A definição do que é autocuidado é facilmente entendida pela própria palavra: Auto + cuidado, ou seja, cuidar de você mesmo.
Pode até parecer um egoísmo à primeira vista, mas é uma atitude de amor para si mesmo e para os outros. Quem já viajou em um avião deve lembrar o que a equipe de comissários de bordo orienta ao início de cada viagem: “em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio caíram a sua frente. Puxe uma das máscaras e coloque primeiro sobre sua boca e nariz e depois ajude outras pessoas, como crianças e idosos, a colocarem a máscara.”
Isso não significa que você é mais importante que os outros, mas sim que você precisa estar bem e seguro para poder ajudar os outros.
Autocuidado é similar ao uso da máscara de oxigênio no avião. Como o próprio nome esclarece, você precisa cuidar de si mesmo para poder continuar cuidando de quem ama e das outras pessoas ao seu redor.
Esse “cuidar de si mesmo” não se refere apenas às questões de saúde física, mais do que isso, é dedicar um tempo para si, mesmo em meio a suas rotinas e obrigações diárias, para cuidar do seu corpo, da sua mente e dos seus relacionamentos sociais.
Quando estamos fazendo várias coisas ao mesmo tempo ou temos muitos compromissos e responsabilidades e até mesmo quando ficamos muito imersos em nosso trabalho, a primeira coisa que deixamos de lado é a atenção a nós mesmos.
É muito comum isso acontecer. Mas entender qual a importância do autocuidado pode ser o primeiro passo para evitar que isso ocorra.
A atenção que cada um despende para si é muito importante para ter uma qualidade de vida satisfatória, visto que os principais aspectos do autocuidado é reconhecer as necessidades físicas, mentais e emocionais e, a partir daí, dedicar-se ao atendimento de tais necessidades.
Quando uma pessoa mantem uma rotina de autocuidado, observa-se a busca por hábitos saudáveis, melhora no estilo de vida, adoção de medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Essa prática traz benefícios para a saúde física, mental e emocional e, consequentemente, melhora a produtividade, os relacionamentos interpessoais e a autoestima.
Autocuidado é o que nós fazemos por nós mesmos, para manter nossa saúde em dia, para prevenir doenças, para manter nosso bem-estar e nos sentirmos felizes.
Na prática, o autocuidado é fazer escolhas de forma consciente daquilo que te faz bem.
Mas, com tanta coisa para fazer e tanta preocupação na cabeça, como posso ter isso? Não dá tempo…
Pode parar por aí! Essas são desculpas para não incluir algo novo em nossa rotina. E nem adianta transferir a responsabilidade para alguém. Isso é algo que depende única e exclusivamente de você. Uma vez entendido seu real significado, você vai ver que fica fácil.
Dessa forma, ao entender o que é autocuidado você percebe que ele não tem nada a ver com gastos assustadores ou várias horas do seu dia. Pelo contrário, no começo você pode dedicar alguns minutos por dia e também não precisa custar nada.
Mensalmente, você encontra diversas dicas de autocuidados que publicamos no DANAMED Comunica e que ficam disponíveis no blog existente no site DANAMED. São coisas simples, tais como:
- Praticar atividade física.
- Controlar seu peso corporal.
- Ficar atento ao seu corpo (ele te avisa quando alguma coisa não está bem, seja nas questões físicas, mentais ou sociais).
- Manter uma atitude positiva e confiante.
- Tomar bastante água.
- Fazer uso responsável de medicamentos.
- Ter uma alimentação saudável, com alimentos de qualidade e nutritivos.
- Encontrar com pessoas queridas e que te fazem bem.
- Evitar o uso excessivo de álcool e cigarro.
- Ter um boa noite de sono.
- Zelar pela sua saúde mental.
Adotando rotinas saudáveis, você estará pronto e disponível para cuidar de si e dos outros.
Autocuidado é um gesto de amor para si mesmo e um alerta para sua vida. Coloque primeiro a máscara em você e depois ajude a cuidar dos outros.
Mas atenção: o “vírus” do autocuidado é contagiosa e pode espalhar essa sensação de bem estar e disposição em todos a sua volta. Use (e abuse) sem moderação!