Respirar bem ajuda a relaxar

23 de maio de 2024
0 Comments

Respiração 4-7-8, técnica da abelha, respiração abdominal.  Existem diversos exercícios respiratórios, fáceis de fazer e que não levam muito tempo, mas eles podem ajudar a relaxar, reduzir a ansiedade e o estresse. Vamos começar?

Inspire e expire. Só de repetir estas palavras já dá vontade de encher bem os pulmões e soltar o ar bem devagar e relaxadamente.

As técnicas de respiração são um recurso bastante utilizado pelos profissionais de saúde e especialistas em vivências corporais quando a intenção é atenuar a ansiedade e reduzir o estresse, além de ser uma forma de concentração e alívio das tensões.

Quem não se lembra da jogadora Hortênsia, uma das melhores atletas do basquete no Brasil e no mundo, que ao ficar de frente para a cesta em um lance livre, inspirava profundamente e depois lançava a bola de forma certeira. Ponto na certa.

O que a “Rainha do basquete” fazia era utilizar uma técnica de respiração para relaxar a musculatura e ajustar seu foco em um objetivo: colocar a bola naquele aro de 45 cm de diâmetro, suspenso a 3m05 do solo.

Nosso processo de respiração é totalmente espontâneo e controlado pelo nosso sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático, que são os responsáveis por manter a estabilidade e equilíbrio interno do corpo, através da coordenação de várias atividades como secreção de hormônios, circulação, respiração, digestão e excreção.

Em resumo, ele coordena funções do nosso corpo nas quais não necessitamos pensar para que sejam executados. Ninguém pensa ao longo do dia coisas como “agora vou respirar” ou “esta na hora de piscar os olhos” ou ainda “bate coração”. Essas são ações que acontecem independente de nossa vontade.

Porém, o sistema nervoso autônomo atua também em situações relacionadas a ansiedade, estresse e demais problemas que interferem no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas.

Nestas ocasiões é fundamental reassumir o controle de nossas funções e uma das formas de reequilibrar nosso bem estar é controlando nossa respiração.

As técnicas de respiração nada mais são que exercícios controlados com a finalidade de melhorar diversos aspectos da vida. São uma maneira eficaz, livre e rápida de usufruir de resultados positivos na saúde física e mental, já que por meio delas, é possível liberar a tensão do corpo e limpar a mente.

Existem diversas técnicas de respiração e escolher a forma que melhor se adapta às suas expectativas é a melhor maneira de essa forma de autocuidado que pode proporcionar uma série de vantagens para o seu corpo.

Durante as técnicas de respiração é possível dar uma pausa nas atividades do dia para relaxar. Essa é uma maneira de liberar a tensão do corpo e deixar a mente mais limpa e tranquila, além de retomar o foco de atenção.

Ao realizar técnicas de respiração profunda, é possível melhorar o alinhamento e percepção corporal, principalmente, na região das costas. O simples fato de encher os pulmões de ar ajuda a alinhar a coluna vertebral e assumir uma postura mais equilibrada e certa.

Ao respirar, enchemos nosso organismo de oxigênio, que é o principal alimento das células. Respirar profundamente faz com que o sangue transporte mais oxigênio para as células, melhorando a vida útil das mesmas.

E os benefícios se estendem para todo nosso corpo e mente, ajudando na digestão, sono, raciocínio, memória e uma vasta lista de outros pontos de melhora.

Respire profundamente e expire mais uma vez, que agora vem a parte boa. Que tal aprender algumas técnicas de respiração?

Respiração diafragmática – É uma técnica muito aplicada nas aulas de yoga. Você precisa se sentar de maneira confortável, manter a postura ereta e colocar a mão sobre o abdômen, próxima ao umbigo. A outra mão deve ficar na parte superior do peito.

Quando inspirar, o abdômen precisa subir. Quando expirar, é necessário que o abdômen desça. Concentre-se e repita essa respiração várias vezes para praticar. Para ficar melhor, conte até quatro enquanto estiver inspirando e respirando de forma lenta.

Respiração ressoante – Esse tipo de técnica ajuda a diminuir o estresse, os sintomas de depressão e, até mesmo, a frequência cardíaca. Basta inspirar contando até cinco e, depois, expirar pelo mesmo período. Repita esse padrão de respiração por alguns minutos.

Respiração de lábios franzidos – É uma respiração simples, que possibilita a redução do ritmo da respiração e pode ser praticada a qualquer hora. Relaxe o pescoço e os ombros e mantenha a boca fechada para inspirar lentamente pelo nariz. Então, franza os lábios, como se fosse assobiar e, após, expire, soprando o ar pelos lábios franzidos. Repita esse processo por alguns minutos, quantas vezes achar necessário no decorrer do dia.

Respiração alternada pela narina – Tem esse nome pelo fato de alternar a respiração em cada uma das narinas de forma constante. Sente-se em uma posição confortável, com as pernas cruzadas, e coloque as mãos nos joelhos. A técnica consiste em inspirar por uma narina apenas e soltar o ar pela outra narina, alternadamente.

Respiração quadrada – É uma técnica muito usada para controle de crises de ansiedade. Comece respirando de forma lenta. Após isso, inspire, contando até quatro, e exale contando de novo até o mesmo número. Inspire e exale pelo nariz, tendo em vista que isso dá mais resistência ao exercício. Com o decorrer do tempo, é possível aumentar essa contagem.

Respiração 4-7-8 – A técnica 4-7-8 é um exercício de relaxamento que envolve inspirar contando até quatro, prender a respiração e contar até sete, e expirar contando até oito. Também conhecida como “respiração relaxante”, o 4-7-8 tem raízes antigas no pranayama, que é a prática de ioga para regulação da respiração.

Respiração da abelha – É uma técnica também originada do pranayama e muito eficaz para acalmar instantaneamente a mente. Recebe esse nome pois a expiração se assemelha ao típico zumbido de uma abelha.

Sentado com a coluna ereta, em um canto silencioso e bem ventilado, mantenha os olhos fechados e a musculatura do rosto relaxada, se quiser pode até sorrir. Coloque seus dedos indicadores nos ouvidos, mas ainda não pressione. Faça uma inspiração profunda e quando expirar, gentilmente pressione a cartilagem ali existente, tampando os ouvidos, enquanto faz um zumbido alto, como o som de uma abelha. Isso irá provocar uma ressonância de alta frequência. Inspire novamente e continue o mesmo processo por 6 ou 7 vezes e tente praticar esta técnica de 3 à 4 vezes ao dia.

Existem diversas outras técnicas, mas o mais importante é realiza-las com constância e consciência para conquistar o alívio de tensões, ansiedade, estresse e demais problemas.

Respirando de forma mais adequada é mais fácil de conquistar uma sensação de relaxamento e obter melhorias que vão impactar diretamente no seu bem-estar e qualidade de vida.

Agora, inspire profundamente e vá soltando devagar. Está sentindo sua energia se renovando e o oxigênio agindo em todas as suas células?