Café da manhã saudável: veja dicas para começar bem o dia
É consenso geral entre os especialistas em saúde que a refeição mais importante do dia é o café da manhã. Apesar da correria cotidiana, é possível fazer um bom desjejum com qualidade, nutritivo e saudável. Confira!
Todas as refeições são importantes, mas o café da manhã é fundamental, indispensável para a boa saúde. Assim que acordamos, necessitamos reabastecer o organismo e repor energia para retomar as atividades e iniciarmos um dia ativo e produtivo.
Durante o sono nosso organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas como circulação, respiração, funcionamento do coração e também construir células, queimar gordura e além de trabalhar durante a noite para eliminar toxinas produzidas durante o dia.
Desde a hora que vamos dormir até a hora que acordamos há um longo período em jejum. É neste momento em que os hormônios trabalham no nosso corpo digerindo tudo o que comemos na noite anterior.
Ao despertar, os níveis de glicose estão muito baixos e precisam ser repostos. Esta reposição é feita por meio da alimentação. Um bom café da manhã representa de 20 a 25% das calorias diárias e devolve a energia que foi gasta durante o sono, para passar o dia com disposição e força para as tarefas cotidianas.
Benefícios do café da manhã
Aumenta a sua energia – Começar o dia com um cardápio nutritivo é a melhor forma de adquirir energia para enfrentar a rotina diária.
Mais foco e nitidez durante o dia – Fome gera distração e dificulta na realização das tarefas, como assistir uma aula, se concentrar na reunião, dirigir e muito mais. Um bom desjejum é o primeiro passo para proporcionar energia para o cérebro e manter a concentração.
Evita o mau humor – Quem não toma café da manhã corre o risco de ter indisposição e cansaço para o resto do dia, podendo até causar mau humor e desmotivação.
Acelera o metabolismo – Durante a noite, o nosso metabolismo age bem devagar. Por isto é necessário se alimentar logo quando acordar, para acelerar o metabolismo e regular o funcionamento do organismo.
Comer menos no almoço – Quando se toma o desjejum você vai sentir menos fome na hora do almoço e consumir porções menores e, consequentemente, menos calorias.
Evita o colesterol ruim – Recusar o café da manhã estimula a produção de LDL (colesterol ruim). Isto acontece porque você não acelera o metabolismo quando acorda, fazendo com que a gordura acumule nas artérias.
Uma regra básica em nutrição é a variedade de alimentos. Sendo assim, não precisamos comer a vida toda o mesmo café da manhã, aliás, devemos variar. Aquela história de um “pingado e um pão na chapa” todo dia não pode ser considerada como um café da manhã.
O ideal para o café da manhã é comer um pouco de cada grupo alimentar, que são carboidratos, proteínas e gorduras, mas os alimentos nunca são compostos de apenas um nutriente, e isso é muito bom. Enfim, é preciso variar.
Para se ter todas as vantagens o horário em que tomamos o café da manhã é essencial. O ideal é comer até, no máximo, uma hora após acordar. Quanto mais tempos nos mantermos em jejum, mais fome vamos sentir e teremos muito mais chance de exagerar.
O que não devemos? Não devemos ficar sem comer pela manhã. Se puder, evite alimentos com excessiva quantidade de carboidratos refinados como pães, pães doces e bolos, açúcar, bebida láctea achocolatada, suco concentrado e adoçado.
Com uma refeição adequada logo pela manhã seu corpo terá energia para estudar, trabalhar, manter bom humor, concentração e vitalidade para o dia todo.
Enfim, temos motivos de sobra para não deixarmos de fazer o café da manhã. Com o tempo escasso de todos é válido organizar tudo no dia anterior. Vale até deixar a mesa posta e as frutas picadas na geladeira e tudo pronto no dia anterior.
Sem um bom e nutritivo café da manhã, nunca mais!